quinta-feira, 5 de setembro de 2013


CURIOSIDADES SOBRE A GLANDULA TIMO

O timo é uma glândula do sistema linfático que fica localizada na porção antero-superior da cavidade torácica. Traqueia, veia jugular interna e carótida comum são seus limites superiores, os pulmões seus limites laterais e o coração seu limite inferior e posterior. Em outras palavras, fica no meio do peito, bem onde tocamos quando dizemos "eu". Sua coloração varia de vermelho nos fetos, passando para branco-acinzentado nos primeiros anos de vida e depois fica amarelada. Seu formato, quando plenamente desenvolvido, é piramidal, encapsulado e formado por dois lobos fundidos.


O timo é extremamente importante para o sistema imunológico e é responsável pela produção de várias substâncias, entre elas: timosina alfa, timopetina, timulina e o fator tímico circulante. A timosina tem por função manter e promover a maturação de linfócitos e órgãos linfóides como o baço e linfonodos, diretamente ligados ao sistema imunológico. 
Quando nascemos o timo pesa em torno de 10g a 15g aumentando de tamanho e peso até a puberdade e podendo chegar a um peso máximo de 20g a 50g. Depois involui e passa a pesar em média de 5g a 15g no idoso. A glândula é de extrema importância na infância uma vez que é dela a responsabilidade de regular o vitalismo da criança. Sem o timo o sistema imunológico entra em colapso podendo causar a morte do recém nascido ou do adulto. 
Seu nome em grego é thymus e significa energia vital. Estudos apontam que essa glândula é a verdadeira responsável pelas nossas emoções. O timo aumenta quando estamos contentes e diminui pela metade quando ficamos estressados ou doentes. Ele fica coladinho no coração que acaba levando os créditos em relação a sentimentos e emoções. Quantas vezes escutamos "Que aperto no coração!" ou "Me doeu o coração!". Na verdade quem está pequenino e dolorido é o timo. 
Podemos notar que pessoas depressivas e/ou cheias de magoa e raiva normalmente sentem a região do timo muito sensível quando massageada ou trabalhada energeticamente. Algumas pessoas relatam fortes dores.
É importante saber que o timo é afetado pelos nossos estados emocionais, pensamentos, ambiente onde vivemos e passamos, e até mesmo por nossas crenças. Ele reage a esses estímulos fortalecendo-se ou enfraquecendo-se. Por exemplo, uma pessoa triste tende a ter uma queda no sistema imunológico podendo apresentar sintomas como a herpes. Já uma pessoa feliz acaba ficando mais forte e bonita. 
A glândula quando está com suas funções desbloqueadas e funcionando bem traz estados de bem estar, felicidade, além de maior lucidez espiritual. Por isso é bom sempre darmos uma atenção especial ao timo.


Abaixo seguem dois exercícios para estimular o timo que podem ser feitos de manhã ao acordar ou a noite antes de dormir.

1- Massageie a região do peito onde tocamos quando falamos "eu" suavemente com a ponta dos dedos fazendo pequenos círculos por aproximadamente 5 minutos. 

2- Feche uma das mãos e com o nó dos dedos dê leves batidas no centro do peito marcando um ritmo: uma batida mais forte na inspiração e duas mais fracas na expiração. Continue por 3 a 5 minutos observando a vibração produzida em toda região. 

FELICIDADE A TODOS!

Referências:
http://tempodecrescermtc.blogspot.com.br/2011/03/glandula-timo.html
http://www.curaeascensao.com.br/curaquantica_arquivos/curaquantica293.html
http://www.ogrupo.org.br/glandula_timo.asp
http://engrenagensdaalma.blog.br/a-glandula-timo-e-a-espiritualidade/


Um comentário:

  1. Esse texto me chamou muita atenção, qdo postado no facebook de uma amiga, pq fez uma séria de suposições inverídicas que gostaria de esclarecer.
    Tenho uma doença autoimune chamada meastenia gravis desde os 9 anos de idade e meu timo foi retirado qdo eu tinha 10 anos, por conta da doença.
    Não me encontro descrita em nenhuma das observações que descreveram, não sou uma pessoa melancólica, depressiva, nem nada disso.
    Sou extremamente espiritualizada, trabalho numa casa espiritualista oriental, tenho muita alegria de viver, sou extremamente criativa (sou designer de interiores), e vejo sim muita, mas muita beleza na vida e na natureza, e não tenho sequer um timo reduzido, simplesmente não o tenho.
    Portanto cuidado com colocações...algumas pessoas que leram o texto e que tem a mesma doença, e que por um motivo ou outro não tem tanta resignação e equilíbrio qto eu pode se sentir sugestionadas pela matéria.
    Os seres humanos são complexos, algumas questão não podem ser generalizadas.
    Obrigado pela atenção.
    Renata Millem

    ResponderExcluir